Hoje o cartão é, provavelmente, o meio mais seguro e prático de se pagar contas no exterior. Praticamente todos os estabelecimentos aceitam esta forma de pagamento, mas ao contrário do Brasil, não existe o parcelamento dos gastos. Em muitos estabelecimentos como hotéis e locadoras de carros eles são imprescindíveis, pois servem de caução e garantia para a empresa.
Outra vantagem do cartão é a segurança, pois em caso de perda e extravio além de ser possível o seu bloqueio, as operadoras normalmente conseguem repô-lo em pouco tempo, entregando um novo cartão diretamente em seu hotel.
Existem, ainda, empresas como a Cotação, Confidence, Lastro, que fornecem cartões de crédito pré-pagos. São cartões, como por exemplo, o Visa TravelMoney, internacionais, pré-pagos e recarregáveis que podem ser utilizados tanto para saques como para compras como se fosse um cartão de crédito normal. Desta forma você saberá exatamente quanto possui para gastar durante sua viagem. Além disto, devido
às recentes regras de IOF, eles podem ser mais econômicos.
Portanto, mesmo prevendo efetuar seus gastos apenas em dinheiro, sugerimos seja sempre levado um cartão de crédito internacional para o caso de emergências. Este tipo de cartão pode facilmente ser adquirido nos bancos nacionais.